A Fujitsu e a Toshiba estão em negociações para fundir as suas áreas de negócio de telefonia móvel, garantem vários meios de comunicação internacionais.

O rumor tem enchido páginas da imprensa especializada nos últimos dias, com base em informações provenientes de "fonte próxima da negociação", que terá preferido manter o anonimato por não se tratar ainda de um "acordo oficial".

A confirmar-se a parceria das duas tecnológicas, estaremos perante a criação do segundo maior fabricante de telemóveis do Japão, o que permitirá às empresas reforçar a sua posição no mercado e dividir os custos associados ao desenvolvimento de inovação nesta área.

De acordo com a informação avançada a estratégia das fabricantes deverá passar pela criação de uma empresa conjunta, onde a Fujitsu deverá deter uma participação maioritária.

As empresas não confirmaram, no entanto, a intenção de fusão. Um porta-voz da Fujitsu terá dito que nada tinha ainda sido decidido, mas também não arredou a hipótese. A Toshiba disse também que não tinha qualquer decisão a comunicar e recusou fazer comentários.

A alegada fusão consubstancia mais uma tentativa da concorrência para contestar o domínio da Nokia e da Samsung, sendo que recentemente também a NEC, a Hitachi e a Casio anunciaram a junção das suas áreas de negócio de telemóveis.