Marc Andreessen foi o homem que há 15 anos esteve na liderança do lançamento do Netscape, o browser que acabaria por ficar para a história pela relevância que assumiu no mercado antes da chegada do Internet Explorer, que - integrado nos produtos Microsoft – o fez iniciar uma queda a pique, da quota de mais de 90 por cento que chegou a ter.

O ainda empresário lançou recentemente uma start up chamada RockMelt. Já falou dela numa entrevista este verão, mas também disse que ainda não é a altura certa para dar detalhes sobre os projectos em desenvolvimento, porque estão em fase muito embrionária.

Fontes garantiram no entanto ao The New York Times que o principal objectivo da nova estrutura é desenvolver um browser de Internet, agora que a concorrência nesse mercado ganhou forma e o browser se tornou uma peça central na experiência do utilizador com o computador e a Internet.

A iniciativa é encarada com expectativa pelos especialistas consultados, porque embora o Firefox tenha mostrado que é possível abalar a liderança do Internet Explorer, a máquina de propaganda da Google mostrou-se por outro lado incapaz de, mesmo com tanta divulgação e curiosidade em torno do Chrome, fazê-lo ascender a uma quota de mercado superior a 2 por cento.

Acredita-se por isso que, a avançar, o novo browser enfrentará sobretudo um grande desafio ao nível da distribuição. Esta também tem sido uma questão para o Firefox da Fundação Mozilla, em parte ultrapassada graças a algumas parcerias, nomeadamente com a Google, que facilitam o primeiro contacto do utilizador com a alternativa ao IE.

Não há outros detalhes sobre o projecto que Marc Andreessen está alegadamente a preparar, mas na entrevista que concedeu há algum tempo o empresário e investidor falou sobre browsers. Na altura defendia que um browser tem de acompanhar a evolução da Internet, que passou de um conjunto de páginas web estáticas para uma rede complexa de sites e aplicações, acrescentando que quem faz um browser agora tem de ter em conta todas estas alterações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.