A fusão entre a Zon e a Optimus deverá estar concluída até julho do próximo ano, adianta hoje o Diário Económico. A proposta de fusão das duas empresas foi anunciada na sexta-feira pelos acionistas de referência da Zon e da Optimus. No caso da Zon, Isabel dos Santos, que detém uma participação de 28% no grupo liderado por Rodrigo Costa através da Kento/Jadeium, e no caso da Optimus a Sonaecom.



Conforme, já tinha sido adiantado na nota enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários na sexta-feira, o pré-acordo terá agora de se transformar numa proposta concreta de valor para todos os acionistas da empresa, que terão de votar a decisão.


Rodrigo Costa e Miguel Almeida, respetivos líderes da Zon e da Optimus trabalharão em conjunto para chegar aos termos de um acordo.


"A Kento/Jadeium e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus SGPS permitirá obter uma otimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade", sublinhavam as empresas no documento divulgado na sexta-feira.


A fusão da Zon e da Optimus, segundo previsões avançadas ainda na sexta-feira pelo Diário e Económico, permitirá às empresas sinergias superiores a 700 milhões de euros. Vai também mudar o cenário das telecomunicações no país, remetendo a Vodafone para uma terceira posição e garantindo uma concorrência mais forte à Portugal Telecom.


As receitas combinadas das duas empresas superam os mil milhões de euros e o número de clientes será superior a cinco milhões. Para a Zon a grande mais-valia da operação é o negócio móvel da Optimus, que permitirá à empresa garantir uma oferta suportada em rede própria (neste momento oferece serviços móveis por via de um acordo com a Vodafone). A Optimus ganha escala nos serviços de televisão, onde já está presente mas com uma oferta praticamente sem peso no mercado.



As ações das empresas na bolsa de valores têm beneficiado do anúncio e abriram a valorizar cerca de 15%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico