A Fuseproject, com sede em São Francisco, anunciou nos últimos dias a sua chegada à Europa e a abertura de uma nova divisão digital na região, mais concretamente em Portugal. Na publicação de Linkedin da empresa anuncia-se que a nova divisão está em Lisboa, mas o novo quartel-general da designer de alguns dos produtos tecnológicos mais elegantes do mercado está do outro lado do rio, na Costa da Caparica.

“Com sede em Lisboa, a FuseDigital também representa a expansão da Fuseproject na Europa, uma cultura bem adaptada para permitir à nossa equipa investir em projetos inovadores que se dedicam a melhorar a saúde e a promover a sustentabilidade em todas as indústrias, graças à cultura aberta e à mentalidade inovadora da Europa”, explica a nota no Linkedin.

Numa entrevista à Fast Company, Yves Béhar acrescenta que as áreas para onde a empresa quer orientar cada vez mais os seus projetos e visão estão neste momento profundamente alinhadas com a dinâmica de investimento na Europa, onde há uma valorização crescente das preocupações com a sustentabilidade, a mobilidade ou o bem-estar.

"Estar na Europa e poder trabalhar nessa cultura, fornecer essas soluções, tanto com a equipa que temos na Califórnia como [agora] na Europa está [já] a fazer uma grande diferença", observava o fundador.

A Fuseproject entra em Portugal através da aquisição da Mindshaker, agência digital independente full service fundada por João Paulo Jardim de Almeida e Luís Correia há 16 anos, que conta neste momento com uma equipa de 15 colaboradores. Com esse ativo - que é a sua primeira aquisição - cria a FuseDigital, e reforça as competências de UI e UX já exploradas no universo Fuse.

Para a Mindshaker esta fusão representa fazer parte de uma organização inovadora. Com esta mudança estratégica iremos trabalhar com clientes de todo o mundo, em projetos de grandes dimensões, arrojados e diferenciadores”, admite João Paulo Almeida, da empresa em declarações ao SAPO TeK.

Para a Fuseproject abre-se “uma nova divisão digital, aumentando e consolidando as suas competências na área” e cria-se “uma presença estratégica na Europa, reforçando a visão global da marca para a sua carteira internacional de clientes, como a Samsung, L’Oreal e Herman Miller”, acrescenta a mesma fonte.

A Fuseproject está no mercado desde 1999, altura em que foi fundada pelo designer Yves Béhar. Especializou-se no design industrial e o seu traço está em produtos nas mais diversas áreas, dos televisores Frame da Samsung (na imagem de destaque), aos óculos feitos de plástico do Oceano Pacífico, que pode ver na galeria de imagens. A empresa é hoje controlada pelo grupo canadiano Plus Company e tem sido um dos grandes parceiros da indústria tecnológica de Silicon Valley, a converter produtos em peças de design e ou tendências de estilo.

"Queríamos expandir-nos na área do desenvolvimento para frontend, basicamente obter mais capacidades técnicas e tê-las sob o nosso controlo", explicou Béhar à Fast Company. "Queremos ser capazes de ir de uma ponta a outra, do conceito à construção e à expedição" em vez de continuar a recorrer a parceiros externos para o fazer, acrescentou. Na mesma entrevista fica a saber-se que a paixão pelo surf, do fundador da empresa de São Francisco e da equipa Mindshaker, foram outro ponto a favor do negócio e da localização.

Na sequência do negócio, a Mindshaker prevê contratar 12 a 15 colaboradores na área de design e programação, com diferentes anos de experiência, e vai também mudar de instalações, para acomodar o crescimento da equipa.

“O objetivo é manter as operações na Costa de Caparica, local que reúne o que precisamos para sermos bem sucedidos, mantendo a cultura da Mindshaker, como empresa, profissionais e indivíduos”, garante a empresa, que tem na lista de clientes marcas como a Vodafone, H&M ou Sumol+Compal.