2008 pode ser o ano em que um dos novos formatos de alta definição se consolida no mercado. Neste caso, e no entender da Gartner, a luta será ganha pelo Blu-ray. Um estudo da consultora indica que o formato patrocinado pela Toshiba, o HD-DVD, não irá longe e, o mais provável, é chegar ao final de 2008 completamente fora da corrida.



A previsão é feita com base no número de filmes a disponibilizar em ambos os formatos ao longo deste ano e tem em consideração as diferentes movimentações dos estúdios de cinema no que se refere ao apoio aos formatos.



No entender da Gartner, o HD-DVD poder-se-á manter numa boa posição em termos de vendas durante algum tempo, graças à estratégia da Toshiba, com o corte nos preços dos equipamentos, mas não será suficiente. Isto porque os estúdios de Hollywood estão a voltar as atenções para o Blu-ray.



Actualmente, o formato da Sony conta com o dobro dos apoios do HD-DVD. A suportar o Blu-ray contam-se a Sony Pictures, Buena Vista, 20th Century Fox, MGM, Lionsgate e a Warner Bros, enquanto que o HD-DVD conta apenas com o apoio da Paramount e da Universal.



Notícias Relacionadas:

2007-03-07 - Filmes Blu-ray superam vendas do formato HD-DVD em Janeiro