Depois de terem refreado todos os seus investimentos em tecnologias no final de 2003, as empresas deverão ultrapassar os orçamentos previstos para a área das TI durante este ano, de acordo com o Gartner Technology Demand Index, um índice incluído num indicador económico mensal publicado pela Gartner.



Segundo os resultados apurados no estudo semanal efectuado junto de decisores de TI em pequenas, médias e grandes empresas norte-americanas, as despesas continuam abaixo dos níveis estipulados em 2003. O Gartner Technology Demand Index de Dezembro passado situava-se nos 77, quando só o 100 reflecte gastos empresariais iguais ao previsto para aquele mês.



"Investimentos reduzidos no final do ano foi a regra de ouro entre as empresas, independentemente do sector de tecnologia, dimensão ou mercado de actuação", indica a Gartner. Uma tendência que para os analistas da Gartner, poderá revelar-se positiva para a indústria das TI durante 2004.



O crescimento será, segundo a Gartner, mais forte no sector público e nas indústrias ligadas à saúde, às comunicações e à manufactura. O estudo revela que as empresas pretendem aumentar os seus investimentos em software usado para a manutenção, produtividade e gestão da informação.



Examinando o investimento em TI por sector de tecnologia, prevê-se que todos estes segmentos experimentem um aumento da despesa, mas as razões irão variar entre compras de substituição e taxas de manutenção. No sector do software, muito do aumento do investimento será conduzido pela manutenção dos actuais programas de software, com alguns acréscimos para produtividade do pessoal e software de gestão da informação.



O crescimento das despesas com o hardware deverá ser mais modesto. Embora possam existir mais unidades vendidas, a queda dos preços do hardware fará com que as empresas não tenham que aumentar muito os seus investimentos, afirma a Gartner. Os gestores de TI estão a planear gastar mais em equipamentos móveis, como portáteis, enquanto os gastos em computadores desktop e dispositivos de armazenamento poderá diminuir.



Notícias Relacionadas:
2003-12-17 - Empresas nacionais aumentam investimento em segurança informática em 2004