A portuguesa Gatewit foi a empresa escolhida pela Agência Nacional de Compras Públicas para fornecer a plataforma de suporte à contratação pública eletrónica que a agência usará no próximo ano. A plataforma da Gatewit será usada nos concursos públicos realizados ao abrigo dos acordos-quadro, geridos pela ANCP.


O contrato que a Gatewit agora assume tem duração de um ano, com possibilidade de extensão para três anos e decorre do resultado de um concurso público concluído em novembro do ano passado. A empresa foi escolhida pela agência para fornecer a plataforma onde irão decorrer os concursos lançados a com base nos acordos-quadro, procedimentos que qualificam empresas e serviços para vender ao cliente Estado. A tarefa era assegurada por outra empresa portuguesa, a Vortal.



A Gatewit já tinha trabalhado com a ANCP, tendo sido "a primeira plataforma utilizada pela agência no âmbito do lançamento dos primeiros acordos-quadro", explica um porta-voz da empresa ao TeK. Contudo, nessa altura a tecnológica foi contratada para lançar apenas um determinado número de acordos-quadro, continua a mesma fonte.



A implementação da nova plataforma decore nos próximos 20 dias. Nesse período será feita a parametrização de áreas e ministradas sessões de formação para os utilizadores, explica a Gatewit.



A empresa tem a expetativa de, além da ANCP, poder vir a garantir no âmbito do contrato que a sua plataforma seja usada pelas mais de 2.300 entidades públicas vinculadas ao sistema nacional de compras públicas.



Integram-se aí unidades de compras ministeriais e entidades que de forma voluntária se associaram ao programa, onde se incluem autarquias e outros organismos públicos fora da administração central.



De sublinhar que a ANCP tem em marcha neste altura um concurso público internacional para a renovação do acordo-quadro na área das plataformas eletrónicas de contratação pública. Lançado em janeiro, o concurso visa alargar a gama de bens e serviços à disposição dos organismos públicos, caso estes necessitem de adquirir uma plataforma eletrónica.



A Gatewit é uma das empresas qualificadas no acordo-quadro em vigor para esta área e nessa condições esteve entre as empresas convidadas a participar no concurso para selecionar novo prestador de serviços à ANCP.



São hoje abrangidos pelos acordos-quadro áreas como o serviço móvel terrestre, licenciamento de software, equipamento informático, entre outras, reunindo um total de 270 fornecedores qualificados, que podem comercializar os seus produtos junto de 1800 entidades na administração direta do Estado e outras 430 entidades da administração local e do sector empresarial do Estado.

A centralização de compras tem objetivos de poupança, que até setembro de 2010 terão atingido os 155 milhões de euros, de acordo com dados divulgados pela ANCP no ano passado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira