A Google volta a ir às compras e desta vez a aposta passa por uma empresa que fornece tecnologias de voz e vídeo sobre IP. O objectivo da gigante das pesquisas é reforçar as suas ofertas na área do vídeo e áudio.

A empresa a adquirir é a norueguesa Global IP Solutions Holding AB (GIPS) e a Google ofereceu 68,2 milhões de dólares pela aquisição - o equivalente a cerca de 55 milhões de euros, em dinheiro.

A Google está interessada em garantir a expansão das suas ofertas de vídeo e áudio baseadas na Internet. "A Web está a evoluir rapidamente enquanto plataforma de desenvolvimento e a comunicação áudio e vídeo em tempo real através da Internet estão a tornar-se novas e importantes ferramentas de trabalho para os utilizadores", afirma Rian Liebenberg, director de engenharia da Google.

A proposta foi confirmada hoje pelas duas empresas e representa um ganho de 27,5 por cento para a GIPS, com relação ao valor de mercado apresentado pela empresa à data de fecho da bolsa na última sexta-feira, lê-se no comunicado.

A oferta de aquisição expira no início de Junho e o conselho de administração da empresa norueguesa recomenda a aquisição, que depende agora da aceitação dos detentores de pelo menos 90 por cento das acções da empresa - cotada na bolsa de Oslo.