
Os resultados da Google para o primeiro trimestre do ano, ontem divulgados ao final do dia, mostram uma subida nas receitas geradas pela publicidade online, que sustentam um crescimento de 37% nos lucros. Ainda assim a empresa não escapou a uma queda das acções causada por alguma desilusão, já que os analistas esperavam resultados mais positivos.
Nos primeiros três meses do ano a Google reportou receitas de 6,77 mil milhões de dólares, numa subida de 23% face ao período homólogo de 2009. As receitas de sites elevaram-se a 4,44 mil milhões de dólares, com um peso de 66% no total de facturação da empresa. O segundo negócio mais rentável é o da rede de publicidade, em sites de parceiros através do AdSense, que teve um peso de 30% com receitas de 2,04 mil milhões.
A nível geográfico a principal fonte de receitas continua localizada nos Estados Unidos. Fora do país a Google gerou 53% das suas receitas totais neste primeiro trimestre, com o Reino Unido a destacar-se com uma facturação de 842 milhões de dólares e um peso de 13% nas receitas totais.
O crescimento de receitas foi acompanhado pela expansão das operações da empresa, tendo sido contratados 800 colaboradores neste período, o maior crescimento nos últimos dois anos.
Como é habitual a empresa não revelou dados específicos sobre alguns dos novos negócios, entre os quais as vendas do Nexus One, o telemóvel que começou a comercializar em Fevereiro, mas na conferência de analistas os responsáveis da Google adiantaram que estão a ser registadas 60 mil novas activações de telemóveis Android por dia.
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