É oficial: a Google comprou a Wavii. Depois de na última semana terem surgido rumores de que a aquisição tinha sido consumada nenhuma das partes confirmou o negócio. Hoje, 26 de abril, os responsáveis da start-up especializa no processamento de linguagem natural vieram a público confirmar a integração da empresa na Google.

Os pormenores sobre o negócio, como o valor da aquisição, continuam por conhecer. Os valores podem rondar os 30 milhões de dólares.

O diretor executivo da Wavii, Adrian Aoun, confirmou que a aplicação própria vai entretanto ficar indisponível nas lojas de apps.

O software pode agora ser aproveitado pela Google de várias formas: criar um novo distribuidor de conteúdos em substituição ao Google Reader e usar como fonte de alimentação o Google News.

A Wavii está a ser comparada pela imprensa especializada à Summly, empresa adquirida pela Yahoo! a um jovem adolescente, pela semelhança e pela capacidade que as duas start-ups desenvolveram a nível de reconhecimento da linguística que permite produzir pequenos resumos a partir de grandes quantidades de texto.

As aquisições da gigante dos motores de busca são uma prática comum. Em fevereiro deste ano adquiriu a Channel Intelligence, uma empresa de e-commerce, em setembro passado comprou a Nik Software, uma empresa com serviços semelhantes aos do Instagram. Meeboo, QuickOffice e TotalVirus fazem parte da lista de compras recentes da tecnológica norte-americana.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico