O resultado é um chatbot que reúne dados de experiências reais de mais de 54 mil reviews de profissionais portugueses a mais de 4.400 empresas tecnológicas que integram a plataforma da comunidade de IT em Portugal. O assistente de inteligência artificial da Teamlyzer acaba de ser lançado e dá respostas sobre processos de entrevistas e cultura empresarial, ajudando a reduzir desigualdades no acesso a informação.

"A tecnologia marca o início de uma nova era na aplicação de inteligência artificial ao desenvolvimento de carreiras em Portugal, posicionando o país na vanguarda da inovação em HR Tech sendo este um dos primeiros assistentes de carreira na Europa", indica a informação partilhada pela plataforma.

A equipa da Teamlyzer diz que perguntas como ’Pessoal, alguém conhece a OutSystems? Tenho entrevista amanhã.’ fazem parte do "drama semanal" de milhares de profissionais de tecnologias de informação e aparecem dezenas de vezes por semana no Reddit, Discord, Slack e fóruns de tecnologia portugueses. "A informação existe – dispersa em milhares de conversas, reviews e experiências – mas nunca está acessível quando mais se precisa", explicam.

Indicação sobre nível de exigência, tipo de ambiente, perguntas sobre low code ou a integração de um coding challenge nos processos de recrutamento podem ser dicas importantes para quem se está a preparar. E o "assistente de carreira tech" organiza toda a informação de forma útil.

Em resposta ao TEK, Dinis Monteiro, fundador do projeto, indica que "o desenvolvimento do chatbot resulta de investigação de cerca de um ano, baseando-se nos nossos dados e em modelos de linguagem como Gemini e Mistral, sendo que temos uma integração que permite facilmente trocar de modelo consoante diversos critérios de análise". A plataforma já usa IA em diversas tarefas internas há cerca de três anos, incluindo no jobboard, pelo que sublinha que "temos maturidade técnica consolidada nesta área".

Qual é o perfil, onde trabalham e qual o salário dos profissionais de TI em Portugal?
Qual é o perfil, onde trabalham e qual o salário dos profissionais de TI em Portugal?
Ver artigo

"Temos uma comunidade incrível de 60.654 informáticos que partilha experiências reais todos os dias", indica a equipa da plataforma. O assistente "dá-te as respostas quando precisas, não quando alguém tem tempo para responder e sem teres de pesquisar por centenas de reviews". 

Segundo a informação partilhada, "a solução utiliza algoritmos de processamento de linguagem natural para analisar e organizar mais de uma década de conhecimento coletivo da comunidade tech portuguesa". a equipa indica ainda que "o assistente de IA consegue interpretar perguntas complexas e fornecer respostas contextualizadas baseadas em experiências reais".

O chatbot Teamlyser AI é gratuito e está disponível online, sem ser necessário um registo, e a Teamlyzer realça que "ao contrário de soluções genéricas, o assistente está especificamente treinado para o ecossistema tech nacional, reconhecendo empresas, culturas e processos específicos de Portugal". E tem ainda a vantagem de eliminar a desvantagem de acesso à informação entre candidatos, "tornando acessível a qualquer profissional o conhecimento que antes circulava apenas em redes informais".

Teamlyzer AI
Teamlyzer AI créditos: Teamlyzer

O chatbot já passou uma fase de testes beta e os utilizadores reportaram uma redução de 71% no tempo de preparação para entrevistas e aumento significativo de confiança nos processos de candidatura. "A IA consegue processar e correlacionar informação de forma que seria impossível manualmente", refere a equipa.

Os próximos passos já estão planeados e a Teamlyzer pretende alargar as capacidades de IA para análise salarial por região e funções, áreas também sempre muito procuradas pelos profissionais do sector.

E a ideia é manter o acesso gratuito ao chatbot. "A rentabilização do investimento em IA não provém diretamente desta ferramenta, mas sim dos benefícios indiretos: maior conveniência para os utilizadores, mais tempo no site, aceleração de processos e aumento do engagement da comunidade", explica Dinis Monteiro ao TEK Notícias. "Todo este ciclo traduz-se num maior interesse das empresas em gerir os seus perfis na comunidade, sendo essa a nossa forma de rentabilização", refere.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 17h22