
A Google acaba de reforçar o portefólio com a compra de mais duas empresas: a Meebo e a Quickoffice, dois negócios anunciados já esta semana. Pela Meebo a empresa pagará qualquer coisa como 100 milhões de dólares, números não confirmados pela fabricante.
A empresa, a única para já a anunciar o negócio, assegura um serviço de mensagens instantâneas, mas o seu software também permite gerir a atividade do utilizador nas redes sociais. A Meebo explica o negócio com a Google como uma forma de crescer e poder prestar um melhor serviço aos seus clientes.
Para os analistas, por seu lado, a Meebo pode ser útil à Google para melhorar o Google Talk, o serviço de chat associado ao Gmail, ou o Google +, a rede social da Google, que até a data não conseguiu angariar grande popularidade.
O Quickoffice, por seu lado é uma aplicação de produtividade que permite criar, editar, sincronizar ou partilha documentos Word, Excel e restantes ferramentas da suite de produtividade da Microsoft, em ambientes móveis. Está disponível para iOS, Android e Symbian.
A sua aquisição pela Google surge numa altura em que se fala no lançamento de aplicações do Office - pela própria Microsoft - para Android, Windows Phone e iOS, depois do verão.
Outro aspeto importante na decisão da Google terá sido certamente o número de clientes do Quickoffice, que estará instalado em mais de 300 milhões de equipamentos, de acordo com os dados da fabricante.
Recorde-se ainda que já em 2010 a Google tinha adquirido um software desenhado para promover a interoperabilidade com o Office, o DocVerse, que permite trabalhar em colaboração na nuvem com as ferramentas do Office.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Cristina A. Ferreira
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