Chama-se Chronicle e é a última empresa a juntar-se ao rol de marcas que operam sob o nome da Alphabet. De acordo com Astro Teller, o grande destaque deste novo projeto está no desenvolvimento de um "sistema imunitário digital", que deteta ameaças através do armazenamento e análise de dados relacionados com os sistemas de segurança informática de grandes empresas.

A Chronicle nasce no seio da Google X, que é o nome do departamento encarregue de desenvolver projetos futuristas e tecnologicamente avançados para a gigante norte-americana.

tek chronicle

Teller, que é um dos chefes desta secção, explica que a comparação de dados obtidos e tratados através das infraestruturas da Google permitem que a deteção e a neutralização das ameaças seja mais eficiente e muito mais rápida (minutos em vez de horas ou dias). "Acho que vamos conseguir ajudar as organizações a terem mais confiança nos seus sistemas de segurança", adiantou Stephen Gillet, o fundador da empresa, numa publicação feita através do Medium.

A empresa tem estado em desenvolvimento ao longo dos últimos dois anos, em que operou sob o controlo da Google X, e os seus serviços, para além da plataforma de análise e neutralização, vão ainda oferecer integração numa rede de monitorização acerca da atividade de malware chamada. Esta rede, chamada VirusTotal, foi adquirida pela Google em 2012 e recebe cerca de um milhão de novos relatórios por dia.

Note que o lançamento dá-se numa altura em que a Chronicle diz já ter testado as suas ferramentas num número considerável de empresas que marcaram presença na última edição da Forbes 500.