Muito se fala sobre os milhões gastos pela Apple no marketing dos seus produtos e na arte de criar expectativa ao mercado antes de cada novo lançamento mas, para quem ainda tivesse dúvidas, a estratégia dá os seus frutos.



A empresa liderada por Steve Jobs, que ainda esta semana apresentou novos serviços e versões dos seus sistemas operativos, é a segunda marca com melhor reputação em todo o mundo, de acordo com um estudo realizado pelo Reputation Institute.



Mais interessante ainda é constatar que à sua frente está a Google que, em apenas 13 anos de existência, se tornou na marca mais popular e melhor cotada junto dos consumidores, um titulo que aliás reedita, já que na versão anterior do estudo já estava na posição cimeira.



Entre os critérios que determinam o resultado final da avaliação do instituto estão factores como a liderança, inovação, serviços e espaço de trabalho, escreve a Lusa, que antecipa a informação que hoje será publicamente mais detalhada pelo instituto que promove a pesquisa.



O estudo avaliou 100 empresas em 15 países. Nas 10 posições de topo da tabela estão ainda outros nomes da tecnologia, como a Sony, a Canon ou a Intel, que ocupam a 6ª, a 8ª e 9ª posição, respectivamente.



De sublinhar que a Canon entrou só este ano para o Top 10 das marcas com uma imagem mais positiva junto dos consumidores, ao contrário das restantes, que já figuravam da tabela naquelas posições.



Os últimos dados disponíveis para Portugal, publicados no semanário Expresso em Abril, colocam a Google também na liderança da tabela de popularidade. Nas tecnológicas a segunda presença do ranking é da Nokia, que ocupa o quinto lugar, dois antes da Microsoft, que surge na sétima posição. A Sony fecha o Top 10 e a Apple surge só na 11ª posição.