Os dados do estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, vêm revelar que o nível de satisfação dos clientes face ao portal Yahoo subiu de 78 para 80 por cento, numa escala de 100 pontos. A percentagem do Google permaneceu nos 82 por cento e logo atrás segue-se o MSN, Ask Jeeves e a AOL com 75, 72 e 71 pontos percentuais, respectivamente.

De acordo o American Customer Satisfaction Index (ASCI) a diferença entre os líderes justifica-se pela linha estratégica: enquanto que o Google se centra no seu motor de pesquisa, visando a lealdade do cliente mediante uma interface simples, a Yahoo prefere abranger o maior número de serviços. A página principal do portal é de simples navegação, oferece notícias, informações desportivas e permite efectuar downloads de música, e-retalho e instant messaging. Recentemente, a empresa adicionou um serviço móvel de pesquisas, mapas e o Hotjobs.com.

Larry Freed, director geral da ForeSee Results, diz que "satisfação leva a lealdade, que por sua vez se traduzem em resultados financeiros". Efectivamente, nos finais de Junho, o Google assegurou a maior quota de mercado (36,9 por cento), enquanto que a Yahoo garantiu 30,4 por cento, de acordo com a Associated Press.

Os portais são seguidos pelo MSN da Microsoft, da AOL da Time Warner e AskJeeves, em termos de aumentos de receitas. O MSN registou o mesmo valor do ano passado (75 por cento), enquanto que a AOL verificou um crescimento de seis por cento, situando-se agora nos 71 pontos percentuais.

O estudo determina que o Google é líder em termos de pesquisa. No segundo trimestre do ano as pesquisas efectuadas no portal excederam o número total de procuras da Yahoo, MSN, AOL e Ask Jeeves.

Notícias Relacionadas:

2005-08-11 - Yahoo paga mil milhões de dólares por 40% da empresa chinesa de e-commerce Alibaba

2005-06-20 - Google pode entra nos serviços de pequenos pagamentos online

2005-06-17 - Yahoo testa serviço de pesquisas a sites de acesso fechado