A Google prepara-se para abrir o seu primeiro centro de inovação na Europa, anunciou hoje a gigante das pesquisas. As instalações destinam-se a formação e desenvolvimento de produtos, adiantou a empresa.

O "pólo de inovação" deverá ser inaugurado no próximo ano, fornecendo formação e demonstrações de produtos para empresas (start-ups) e engenheiros e promovendo a colaboração entre os funcionários da Google e os programadores locais.

Londres foi a cidade escolhida, uma decisão onde terá pesado também o esforço das autoridades governamentais para fomentar o desenvolvimento da indústria tecnológica do país, acrescenta a AFP.

O centro ficará localizado na zona leste da cidade, onde tecnológicas como a Intel, Cisco e Facebook também já terão acordado instalar-se.

Segundo a agência, o Primeiro-ministro, David Cameron, terá também prometido rever as restritivas leis inglesas para a propriedade intelectual, no sentido de "adaptá-las à era da Internet".

Sem que tenham sido avançadas datas específicas para a abertura do centro londrino, a empresa já marcou para Setembro a abertura de um novo centro de engenharia em Paris, destinado a captar jovens talentos da engenharia no país.