O responsável europeu para o desenvolvimento corporativo da Google, Anil Hansjee, deslocou-se a Portugal durante o European Venture Summit aproveitando a ocasião para "conhecer empresas, investidores e business angels inovadores, mas também para estudar aquisições ou parcerias" no mercado nacional, disse ao Diário de Notícias.



Apesar do núcleo principal da empresa estar relacionado com o motor de busca, o responsável salienta que a expansão da Google também se prende com aquisições e extensões à pesquisa através de "áreas de busca de vídeos, informação visual, mapas" e outros.



A longo prazo a Google pretende entrar no mercado africano através da Internet móvel. Anil Hansjee afirma que para um dos veículos para a concretização desse objectivo seria o trabalho "com países que colaborassem directamente" com essas regiões, como Portugal.



Para o responsável Portugal é um mercado pequeno que "pode ser bom para testar modelos de negócio, o que é difícil nos grandes". Ainda assim, nesta fase o gestor pretende apenas avaliar pontos fortes e fracos do mercado português.



Abordado sobre a aquisição do YouTube, Hansjee referiu ao DN que a empresa sabia que "os accionistas iam gostar desta aquisição", embora habitualmente, os negócios com outras companhias sejam mais pequenos, por questões de flexibilidade e facilidade de integração.



Anil Hansjee mostrou-se agradado com o que viu no único dia de visita a Portugal tendo ficado "surpreendido com a qualidade dos empreendedores. Falta-lhes obter visibilidade, tentar estar mais virados para o exterior e procurar quem lhes dê apoio lá fora".

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