A Google não quer perder a vaga de empreendedorismo que se tem vivido na Europa e está-se a preparar para fazer parte dessa realidade. A Google Ventures, divisão de capital de risco da tecnológica norte-americana, vai estrear-se na Europa e já estará a recrutar as pessoas indicadas para avançar com o projeto.



De acordo com os relatos do TechCrunch, que cita fontes próximas ao processo, os candidatos estão identificados, mas não está nenhuma contratação feita. Dependo dos processos de negociação, o Google Ventures pode avançar já em setembro deste ano, mas o mais provável é que só aconteça em janeiro de 2015.



A Google Ventures vai trazer para a Europa um fundo de investimento de 150 milhões de dólares, o equivalente a 90 milhões de euros. O valor será metade daquele que a Google tem disponível nos EUA para o mesmo tipo de investimentos.



O capital menor justifica-se com a diferença que existe no cenário empreendedor europeu comparado com o norte-americano. Do outro lado do Atlântico existe uma cultura mais robusta de startups e empreendedorismo, pelo que o dinheiro que se pode arriscar é maior, explica o TC.



Caso se confirme a chegada do Google Ventures à Europa, estima-se que a divisão da tecnológica norte-americana se junte primeiro a outros nomes do capital de risco que já operam no velho continente, antes de operar de forma independente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico