Depois do período de manifestação de interesse, o Governo acaba de lançar o convite para a apresentação de propostas finais de projetos no âmbito da medida "Bairros Comerciais Digitais", prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na fase de manifestação de interesse foram consideradas elegíveis 167 propostas, num total de 189 candidaturas. Agora, as candidaturas elegíveis terão, até 9 de março próximo, para formularem o seu projeto final. O formulário para submissão das candidaturas está disponível a partir na página eletrónica do IAPMEI e no Balcão dos Fundos.

A medida conta com  uma dotação global de 52,5 milhões de euros destinados a apoiar a digitalização de, no mínimo, 50 Bairros Comerciais Digitais, “inseridos em  zonas delimitadas no espaço público com uma elevada vitalidade comercial, em centros urbanos, zonas suburbanas ou rurais”, refere o comunicado publicado no Portal do Governo.

Bairros comerciais digitais: Candidaturas abertas a apoios para transição digital do comércio e serviços
Bairros comerciais digitais: Candidaturas abertas a apoios para transição digital do comércio e serviços
Ver artigo

Sob a forma de subvenção a fundo perdido, a iniciativa tem como destinatários as autarquias, associações empresariais ou consórcios formados por associações empresariais e autarquias, tendo sido valorizada esta última tipologia de candidatura, segundo os dados revelados na altura em que foi lançada a fase de manifestações de interesse.

Os futuros bairros digitais serão financiados, a 100%, com diferentes tipos de investimento para a qualificação e a reabilitação urbanística dessas áreas, designadamente intervenções na reabilitação urbanística, integração em soluções logísticas coletivas, digitalização da experiência de consumo e de infraestruturas adjacentes, entre outras.

“Esta é uma medida estruturante para o comércio e para a revitalização das zonas de comércio tradicional. São apoios muito importantes para o território e para as empresas e demonstram que, também no comércio, o PRR avança”, refere o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, citado em comunicado.