Foi hoje aprovado em Conselho de Ministros a Agenda Portugal Digital. Em comunicado explica-se que "a medida se integra nos objetivos definidos pelo Governo para o reforço da competitividade e da internacionalização das empresas nacionais".



Tem como alvo principal as pequenas e médias empresas e está centrada na inovação e empreendedorismo qualificado, definidos no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+E+I), já em vigor.



O Governo explica ainda que esta Agenda Portugal Digital aposta no desenvolvimento da economia digital e na sociedade do conhecimento como bases para a criação de novos produtos e serviços direcionados aos mercados internacionais.



Detalha-se igualmente que a implementação da Agenda, fortemente alinhada com a Estratégia Europa 2020 contará com um "forte envolvimento do setor privado".



Recorde-se que também o Governo anterior tinha como referência uma Agenda Digital. Esta tinha sido aprovada em 2010, também com o objetivo de estruturar em Portugal um conjunto de medidas alinhadas com as metas europeias.



Fazia parte desta Agenda Digital aprovada em 2010 o desígnio das redes de nova geração, que ajudou a impulsionar o desenvolvimento de infraestruturas e alocou fundos comunitários para a instalação de tecnologias de banda muito larga em zonas rurais e comercialmente pouco atrativas para os operadores.



Além das redes de nova geração a Agenda Digital de Sócrates tinha mais quatro áreas prioritárias: melhor governação; educação de excelência; saúde de proximidade e mobilidade inteligente.



A nova Agenda Digital nacional tem vindo a ser preparada ao longo do ano e contou mesmo com um período aberto à sociedade civil, durante o qual era possível apresentar propostas. Esta possibilidade manteve-se até 30 de setembro. Esta nova versão, como o Governo explicava na altura, pretende ser mais abrangente, estar mais próximas das diretrizes europeias e mais focada nas PME e na ligação aos mercados internacionais.