O Ministério da Economia e do Emprego anunciou ontem a atribuição de 16,6 milhões de euros do QREN a 44 projetos na área das TIC. A maioria dos projetos aprovados são desenvolvidos por consórcios.

Esta validação resulta da primeira fase do concurso dos sistemas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), escreve a Lusa citando uma nota do ministério.

Os projetos aprovados são promovidos por consórcios constituídos entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, centros tecnológicos, laboratórios do Estado e associados e outras instituições privadas e sem fins lucrativos. O objetivo é desenvolver novos produtos e serviços suscetíveis de acrescentar valor ao portfólio das empresas promotoras.

De acordo com informação do ministério, 44% dos projetos aprovados incluem investimento em mais do que uma região e 17% são promovidos por empresas da área das tecnologias da informação.

O concurso dos sistemas de incentivos do QREN está aberto até agosto deste ano, sendo integrado no plano geral de concursos que foi apresentado em outubro de 2012 e que afeta um montante total de 392 milhões de euros para novas candidaturas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico