O Simplex assume uma nova identidade visual a partir desta quinta-feira e, com a estreia da nova imagem, o Governo deixa igualmente um apelo à participação de todas as pessoas na construção da próxima edição do programa.

De acordo com um comunicado enviado às redações, a futura edição do programa de modernização administrativa está focada nos eixos de ação “aproximar”, “antecipar” e “automatizar”, respondendo ao mote “SIMPLEX é dizer SIM: às pessoas e às empresas”.

Os portugueses poderão deixar os seus comentários e sugestões através do site www.simplex.gov.pt.

Decorrendo até ao próximo mês de julho, o Simplex 2022 é composto por 48 medidas. O programa regista, atualmente, uma taxa de execução de 79% face às metas de conclusão definidas de início e uma taxa global de execução de 48%, refere o Governo em comunicado.

A fatura sem papel, das Finanças, a Plataforma de Atendimento à Distância, da Justiça, a autenticação biométrica, da Digitalização Modernização, e os exames médicos digitalizados, da área governativa da Saúde, são algumas das medidas bandeira do Simplex 2022 já concluídas.

“Em 2023, com foco nos três eixos de ação - aproximar, antecipar e automatizar -, pretende-se que o SIMPLEX continue a melhorar a qualidade de vida das pessoas e das empresas”, refere o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, citado na nota à imprensa. "O Plano de Recuperação e Resiliência e a cocriação entre as várias áreas da Administração Pública e as pessoas, vai potenciar a dinâmica de inovação e de criação de novos e melhores serviços, com particular destaque para a simplificação de processos e formas de interação mais inclusivas”.

A edição em curso do Simplex foi lançada em julho de 2022 com medidas "desenhadas para garantir que o cidadão, na sua relação com a Administração pública, satisfaz as necessidades que tem", afirmou na altura Mário Campolargo.