A reorganização dos Acordos-quadro do Estado e da estrutura de compras dos organismos públicos da Administração Central, acções coordenadas pela Agência Nacional de Compras Públicas, vão permitir ao Estado poupar 21,4 milhões de euros na aquisição de material informático, 21,84 milhões de euros em licenças de software e 6 milhões de euros em comunicações móveis, até final de 2010.

O valor está inscrito no Orçamento de Estado para 2009 e discrimina um valor global de poupança indicado pela ANCP quando assumiu funções como entidade coordenadora das compras do Estado.

Em termos globais a estimativa de poupança para o biénio 2009-2010 é de 150 milhões de euros, num investimento total previsto de 688 milhões de euros. A maior fatia (ver quadro do Orçamento de Estado para 2009) será conseguida na rúbrica relativa à aquisição de veículos, onde o Estado prevê poupar 26,1 milhões de euros com as poupanças em curso.

O concurso que permitiu a renovação dos Acordos-quadro do Estado nas comunicações móveis teve início em Janeiro e terminou em Setembro. O concurso do equipamento informático arrancou em Maio e deverá estar concluído em Novembro, altura em que deverá também terminar o procedimento realizado para o licenciamento de software.

Novembro é igualmente o mês para o arranque do concurso relativo às redes de comunicações e dados. Um mês depois arranca o procedimento que vai renovar o leque de fornecedores habilitados para vender ao Estado, segundo um conjunto pré-definido de condições. Estes concursos devem terminar em Março e Abril.

[caption]Quadro poupanças OE 2009[/caption]