Fundado em Londres em 1992, o grupo de telecomunicações COLT inicia agora actividade no nosso país, tendo hoje sido oficialmente apresentada ao mercado a COLT Telecom Portugal.



Reflexo do negócio que já desenvolveu em outros países, a COLT Telecom Portugal pretende construir uma infraestrutura própria de rede 100 por cento fibra óptica nas áreas metropolitanas abrangidas. As operações iniciam-se com 13 km de anéis de fibra óptica em Oeiras, mas até final de 2002 a rede COLT em Lisboa e Oeiras deverá ter 50 km.



Direccionada para as grandes empresas da áreas financeira em geral, media, fornecedores de informação, multinacionais e outros operadores de telecomunicações e ISPs, a COLT em Portugal começará por prestar serviços de voz, dados e Internet. Embora a empresa inicie hoje oficialmente a sua actividade no país, a prestação de serviços ao cliente só começará em meados do próximo mês de Dezembro.



Nesta primeira fase de implantação, a oferta inicial da COLT Telecom Portugal incluirá o aluguer de circuitos de dados metropolitanos e Europeus, serviços de voz e acesso à Internet, assim como alojamento de equipamento e aplicações.



O lançamento do negócio COLT em Portugal contou com um investimento inicial aproximado de 15 milhões de euros, onde o "grosso" se destinou à infraestrutura de fibra óptica e o resto na aquisição do edifício que a COLT ocupa e de todos os componentes e acessórios necessários.



A COLT pretende ser "o fornecedor de referência e alternativo ao incumbente", mas neste segmento de mercado especifico, na prestação de serviços a grandes empresa. "Pretendemos ser um fornecedor de referência no mercado de telecomunicações, através da utilização e gestão de uma infraestrutura própria que possibilite as mais diversas soluções empresariais de banda larga", explicou Adelino Santos, director geral da COLT Telecom Portugal.



Presente em 11 países e 32 cidades europeias, o Grupo COLT Telecom, dispõe de mais de 3.900 km de rede metropolitana própria, ligando mais de 7.300 edifícios, tendo facturado 1.094 milhões de euros até ao final do terceiro trimestre de 2001.



Entre os clientes do grupo COLT destacam-se a Reuters, várias bolsas europeias, o Deutsche Bank, KPNQwest, Jazztel, Financial Times, entre outros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.