Iniciada em 2011, pensava-se que a disputa teria visto um fim com a Samsung a ser obrigada a pagar 400 milhões de dólares à marca da Maçã, um valor bem mais baixo que os iniciais 1.000 milhões de dólares.

Agora, a juíza responsável pelo caso, Lucy Koh, ordenou que ambas as empresas voltem a tribunal para resolver algumas questões pendentes, tendo até ao dia 25 de Outubro para marcarem um novo julgamento onde se espera que sejam debatidos novos indícios relativamente ao caso.

O novo julgamento não tem como objetivo inocentar a empresa sul-coreana, mas sim determinar se a multa a pagar se deve basear no lucro total obtido com os seus dispositivos ou numa percentagem desse lucro.

A Samsung argumenta que o design arredondado (patenteado pela Apple) é apenas uma das partes que atrai os seus consumidores, pelo que não seria justo que a multa se baseasse no lucro total das vendas.

Em março de 2013, o valor da multa inicial foi reduzido em 40% pela juíza Lucy Koh.  que ordenou um novo julgamento para recalcular o valor da indemnização.