De acordo com uma previsão de Neil Shah, analista da Counterpoint, o sistema operativo da fabricante chinesa vai apresentar, em 2020, um nível de crescimento surpreendente, avança o website GizChina. Anunciado a 9 de Agosto, durante a Huawei Developer Conference, o HarmonyOS poderá preencher 2% do mercado global dos sistemas operativos.
A percentagem pode não parecer otimista para o observador incauto, no entanto, Shah, tendo em conta as mais recentes estatísticas do Statcounter, afirma que as perspectivas são animadoras para a fabricante chinesa. Os dados do website de análise demonstram que, entre julho de 2018 e 2019, o sistema operativo que detinha a maioria do mercado era o Android (39%), seguindo-se o Windows (35%) e o iOS (13.87%).
A “fatia” mais pequena do mercado inclui sistemas operativos à semelhança do macOS (5.92%) e do Linux (0.77%). Para Shah, o atingir de um crescimento de 2% a nível global por parte da HarmonyOS é uma “grande conquista”, tendo em conta que o sistema existe há menos de um ano.
O analista da Counterpoint prevê também, até 2020, um crescimento do HarmonyOS no mercado dos sistemas operativos na China, passando de um valor de 0.1% a 5% no final do próximo ano.
Até agora, o único dispositivo com este sistema operativo é a Honor Smart Screen, uma televisão inteligente que chegou ao mercado no ínicio de agosto. A fabricante chinesa tem planos para instalar o HarmonyOS em computadores, smartwatches e outros dispositivos em 2020, com o lançamento da segunda versão do sistema, o qual terá apoio a kernel e a infraestruturas de aplicações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários