As duas empresas que produzem ecrãs LCD para a Nintendo DS, a Hitachi e a Sharp, estão a ser investigadas pela Comissão Federal de Comércio japonesa. De acordo com a notícia avançada pela Associated Press, a comissão está a investigar as duas companhias por estas limitarem a concorrência ao concertarem preços para os ecrãs da consola.



A Sharp tem fornecido os ecrãs de cristais líquidos desde que a Nintendo DS saiu para o mercado, em Novembro de 2004, enquanto que a Hitachi passou a fornecer o mesmo componente um ano depois, passado a ser a segunda fornecedora da marca, refere a FTC japonesa. Neste contexto, os investigadores acreditam que a alegada concertação de preços começou a partir do momento em que a Hitachi iniciou a sua participação.



Até à data, nenhuma das empresas em questão apresentou qualquer detalhe face à acusação, à excepção da Hitachi que confirmou estar sob investigação, num caso relacionado com ecrãs LCD, embora não adiantasse qual o cliente envolvido.



Desde que foi colocada no mercado, há quase quatro anos, a Nintendo já vendeu perto de 64,8 milhões de consolas portáteis em todo o mundo.



Notícias Relacionadas:

2006-12-13 - Comissão Europeia investiga mercado de ecrãs LCD e TFT