A Hewlett-Packard anunciou que vai efectuar algumas alterações na sua divisão de investigação, HP Labs. O objectivo é reduzir os postos de trabalho e os objectos de estudo naquela divisão de forma a dedicar mais atenção a cada um.



Esta reforma tem como objectivo conseguir uma maior rentabilidade ao focar os objectivos dos investigadores em produtos e soluções mais comerciais, informa o Wall Street Journal.



O director executivo da empresa, declarou à mesma publicação que o objectivo da HP é "fazer menos mas melhorar as apostas". No final, a meta é reduzir o número de projectos que a fabricante tem em mãos de 150 para 20, aproximadamente, e fazer com que os 600 funcionários que têm distribuídos por todo o mundo, em vários centros de investigação, se dediquem ao desenvolvimento de novas tecnologias e soluções "mais amiga do ambiente", no manuseamento de informação digital e na criação de serviços online destinados aos utilizadores finais.



Até aqui, a HP Labs dava liberdade de escolha aos seus investigadores no que se referia a os temas de estudo, porém, a partir de agora, um terço do trabalho passa ser destinado à investigação e o restante ao desenvolvimento de produtos e aplicações concretas.



Para além disso, o laboratório criou uma iniciativa de colaboração que permite a criação de processos técnicos mais rápidos e que permite à HP partilhar as tecnologias que não utiliza com outras empresas através de uma programa de licenças.



Notícias Relacionadas:

2008-01-25 - HP aumenta vendas no mercado nacional em 42%

2006-09-29 - HP investe no mercado de computadores de jogos com a aquisição da Voodo Computers