Com o mercado português a ser gerido a partir do escritório da HTC em Madrid, Pedro Abad, Country Manager para Espanha e Portugal, adiantou hoje ao TeK que a empresa está a preparar a presença directa no próximo ano. "Não posso ainda confirmar quando, porque isso depende do orçamento, mas em 2009 é estratégico para a HTC ter recursos locais", sublinha Pedro Abad.

Desde que a Novabase decidiu abandonar a representação da HTC, com o fecho da Octal2Mobile em 2007, a marca tem sido gerida a partir de Madrid com o apoio de dois distribuidores locais, a MDevices e a BrightPoint.

Embora isso não tenha impedido o desenvolvimento de parcerias locais com operadores e o crescimento das vendas, com o apoio de pessoas alocadas especificamente ao mercado português, Pedro Abad afirma que só com uma operação local é possível conhecer melhor as necessidades e expectativas do cliente.

A HTC apresentou hoje mais um terminal, o HTC Touch HD, novamente em exclusivo com a TMN, mas que poderá chegar numa segunda fase às lojas livre de operador. O terminal é o novo topo de gama da marca e a expectativa é que venha novamente a alargar o mercado.

Luis Avelar, administrador da TMN, explicou em conferência de imprensa que com o lançamento em Dezembro de 2007 do HTC Touch Dual, o mercado de smartphones duplicou e que no verão deste ano, com o lançamento do HTC Diamond, mais um exclusivo da operadora do grupo PT, o mercado aumentou cinco vezes.

Sem queres adiantar números, Luís Avelar garante que esta aposta vai continuar e que o HTC Touch HD será a nova "jóia da coroa da campanha de Natal da TMN" e que a expectativa é que as vendas continuem a aumentar nesta gama de dispositivos.

O HTC Touch HD vai estar à venda na primeira semana de Dezembro com pacotes Special Edition - à semelhança do que foi feito com o HTC Diamond e o Samsung Omnia -, mas Luís Avelar não adiantou ainda as condições. Fora destes pacotes o telemóvel custa 579 euros, podendo ter "descontos de 50 a 70 por cento caso dos clientes adiram aos pacotes", adiantou o Administrador da TMN.