Decorreu ontem em Lisboa um Workshop sobre empreendedorismo e inovação promovido pelo IAPMEI e pelo ICEP no âmbito do programa Five. A iniciativa reuniu empreendedores e facilitadores de empreendedorismo para discutir questões chave na promoção de projectos inovadores e na atribuição de apoios, que deverão contribuir para desenhar futuros programas do IAPMEI.




Dividido em três sessões os participantes no encontro alinharam um conjunto de recomendações em três áreas principais: Importância da Prestação de Serviços de Qualidade no Surgimento de Iniciativas Empresariais Inovadoras; Inovação, Tecnologia e Tecido Empresarial e uma terceira sessão dedicado à Criação de Empresas de Base Tecnológica em Ambiente Favorável.




Entre as principais conclusões dos trabalhos os participantes destacaram a importância de reforçar a infra-estrutura de suporte aos projectos inovadores e ao registo de propriedade industrial, que em Portugal está a níveis bastante inferiores à média europeia.




Outra das grandes conclusões passa pelos incentivos à formação dos empresários e ao reforço da capacidade para apoiar a criação de empresas em ambientes favoráveis, como incubadoras. Defendeu-se ainda que as entidades financiadoras de projectos de inovação deverão desburocratizar-se e aumentar on nível de risco que estão dispostas a correr no apoio aos projectos.




Outro dos aspectos considerados fundamentais pelos participantes é a definição precisa dos objectivos dos projectos de investigação, que deverão ser vocacionados para as necessidades do mercado, como garante do seu sucesso.




Estas conclusões vão contribuir para desenhar um novo programa de apoio às iniciativas empreendedoras do IAPMEI que deverá arrancar no segundo semestre deste ano. O Workshop inseriu-se no programa FIVE que junta o IAPMEI, ITP e a Inteli num ciclo de eventos de discussão em torno do empreendedorismo de base tecnológica que nos próximos dois meses originará novos encontros nacionais e regionais.




Notícias Relacionadas:

2004-11-24 - Projecto FIVE distingue 41 ideias de negócios