A IBM anunciou o lançamento de um novo centro de serviços partilhados, integrado no modelo global de Business Transformation Outsoucing da empresa, em Braga.


À semelhança de outros centros de BTO, o Centro de Braga irá prestar serviços de transformação e de gestão de processos da área financeira e contabilística para clientes da Europa.


De acordo com a IBM, o centro é criado de raiz em Braga e visa ajudar a empresa a dar resposta à "grande procura de serviços multi-língua de apoio ao negócio e às tecnologias."


A equipa sedeada em Braga irá " a título de exemplo" prestar serviços à Unilever, "de modo a optimizar o desempenho de processos e de reduzir custos à multinacional, no âmbito de um acordo assinado com a IBM no final de 2005", refere a empresa em comunicado.


O novo centro português irá trabalhar com o centro de serviços da IBM de Cracóvia, na Polónia, já que ambos irão tratar da gestão da relação com os clientes e fornecedores da Unilever. Por outro lado o centro de Braga irá trabalhar em conjunto com o centro de Bangalore, na Índia, já que é aqui que os serviços transaccionais serão geridos.


José Joaquim de Oliveira, presidente da IBM no nosso país, afirma em comunicado que "IBM procura reunir a experiência e as competências certas onde elas existem para oferecer os melhores serviços aos seus clientes", pelo que "A capacidade da IBM Portugal em proporcionar aos clientes, em toda a Europa, serviços multi-língua e de valor acrescentado ao nível do outsourcing de processos e de transformação do negócio, tem sido um elemento-chave para a nossa contínua expansão no país".


A IBM está a aplicar no centro de Braga soluções que visam melhorar e aumentar a eficiência e eficácia dos processos baseada numa linha de produtos e serviços ao nível do processo de pagamentos a fornecedores - IBM Data Capture and Imaging Workflow -, processamento de despesas de viagens - Global Expense Reimbursement System - e da Gestão de Crédito ARCollect toolsuite.


Estas soluções são integradas com os sistemas de ERP dos clientes, para uma "maior qualidade de informação, maior controlo, transparência, maiores ganhos de desempenho, de forma a contribuir para o desenvolvimento do negócio da Unilever", conforme é mencionado em comunicado.


A aposta da IBM para a abertura de novo centro em Portugal surge no seguimento da aposta da empresa noutros mercado emergentes.


Entre as apostas futuras da IBM para a abertura de novos centros incluem-se um laboratório de Tecnologia e Sistemas na Rússia, um Centro de Prestação de Serviços Integrados na África do Sul, um Centro para Gestão Remota de Infra-estruturas na República Checa e um Centro de Incubação de Negócios na Irlanda.



O centro de Braga é a confirmação da aposta da IBM em Portugal, depois da abertura do Centro de Serviços Partilhados de Lisboa que suporta a operação e a gestão dos processos financeiros e administrativos da BP para Portugal, Espanha, França e Reino Unido.

Notícias Relacionadas:

2003-10-07 - IBM Portugal quer reforçar presença no outsourcing de processos de negócio

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.