A IBM e a Philips Electronics NV anunciaram novos projectos para o desenvolvimento e promoção da tecnnologia RFID junto dos mais diversos revendedores, como uma “ferramenta” de poupança, refere um comunicado da Philips. As duas empresas continuam a postar nesta tecnologia, sendo acompanhadas pela Microsoft que comunicou ontem que está a desenvolver um sistema semelhante em conjunto com a Kims Danmark para automatizar o supply chain das empresas, o que inclui um programa piloto para a utilização da tecnologia RFID.

O projecto da Philips e da IBM teve início em Novembro último e deverá continuar a decorrer durante todo o ano de 2004. As principais áreas de aplicação que as companhias estão a endereçar são para as soluções RFID de redes de distribuição, vendas a retalho e de gestão de recursos, assim como para soluções de smart cards (cartões inteligentes) para a área financeiras, egovernment, transportes e mesmo soluções para bilheteiras.

Dentro do espaço da colaboração comum, a IBM Global Services vai construir um sistema RFID para a divisão de fabrico de semicondutores da Philips para que coloque ao dispor da sua rede de distribuição em Taiwan e Hong Kong.

A RFID é uma tecnologia que combina benefícios dos chips de silicone com as frequencias de rádio e tem capacidade de fornecer níveis de potencialidade sem precendentes, no que respeita a visibilidade e eficiência através de redes de distribuição. Ao contrário dos comuns leitores de códigos de barras, os chips RFID estarão em comunicação contínua bilateral com o sistema de gestão do negócio, pois possuem uma antena em miniatura.

Os produtos não precisam ser digitalizados manualmente; e toda a informação relevante é lida através dos items automáticamente. De acordo com estimativas da IDC, em 2008 a procura por parte dos retalhistas desta tecnologia, o que pode representar receitas na ordem dos 1,3 mil milhões de dólares.

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