A IBM anunciou oficialmente na passada terça-feira que planeia encerrar uma fábrica na Suécia. Esta medida irá afectar cerca de 150 trabalhadores que, com esta decisão, terão de ser recolocados noutras funções, noticiou o site C|net.

A fábrica em questão situa-se na região sueca de Ostersund e o encerramento fará com que os seus empregados sejam incluidos num plano de reestruturação - segundo o comunicado oficial - ainda a definir pela empresa.

O porta voz da IBM declinou, no entanto, especificar qual o plano de reestruturação previsto, acrescentando ainda que a empresa se prepara para reunir com representantes dos trabalhadores em causa para resolver a situação e que, até uma resolução final, não se iria pronunciar publicamente sobre o caso.

A terminar, a IBM acrescentou apenas que esta sua acção se insere num programa de "reequilibrio de competências" de forma a que a companhia possa corresponder melhor às necessidades actuais do mercado.

Esta decisão da IBM - que possuia cerca de 316 mil empregados até ao final de 2002 - segue-se à dispensa, já este ano, de centenas de funcionários. Em compensação, a Big Blue afirmou que antevê a necessidade de criar 10 mil novos empregos durante o próximo ano.

Notícias Relacionadas:

2001-11-29 - IBM despede na divisão de microelectrónica
2001-07-03 - IBM despede mil trabalhadores