A IBM irá montar a infra-estrutura de suporte centralizado do Sistema Estratégico de Informação, Gestão e Controlo Operacional (SEI), da PSP. Esta estrutura vem sendo desenhada e desenvolvida há já algum tempo pela Polícia de Segurança Pública e tem como objectivo permitir o controlo e gestão de toda a actividade operacional diária da força policial, incluindo registos de ocorrências (como furtos, roubos de viaturas e denúncias) em que a PSP é chamada a intervir.



Quando esta plataforma tecnológica estiver em funcionamento é possível efectuar o registo online de ocorrências - através de um portal - garantindo à polícia um acesso centralizado à informação em tempo real e o cruzamento de dados.



"O futuro sistema de informação da PSP terá por missão assegurar a criação,
manutenção e disponibilização dos dados necessários e relevantes à
actividade operacional e de gestão da PSP, garantindo a sua actualização,
coerência, integração e acessibilidade em tempo útil e de forma segura
pelos nossos agentes", explica Mário Morgado, Director Nacional da PSP, em comunicado. Segundo o responsável, a escolha da tecnologia envolveu critérios como a capacidade para libertar recursos actualmente alocados a funções administrativas e que no futuro poderão ser reintegrados noutras áreas.



A IBM irá fornecer servidores IBM eServer zSeries 800 capaz de processar informação proveniente de diversas fontes e bases de dados IBM DB2, residentes num servidor de dados IBM Enterprise Storage Server. Da solução faz ainda parte o IBM WebSphere, software middleware "que explora o mundo Java e acompanha todo o ciclo de vida das aplicações", acrescenta o mesmo documento.



O SEI deverá estar 100 por cento operacional antes do Europeu e futebol que no próximo ano se realizará em Portugal. Em declarações anteriores, a polícia tem mencionado a importância deste sistema de informação na optimização dos recursos disponíveis, sobretudo numa altura em Portugal receberá um número anómalo de visitantes.



Notícias Relacionadas:

2003-04-08 - IBM desenvolve lares em rede em conjunto com construtora


2002-12-09 - IBM adquire Rational por 2,1 mil milhões de dólares

2002-06-03 - Tecnologia iBoot da IBM permite utilização de discos rígidos remotos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.