A IBM voltou em 2012 a liderar a lista das empresas com maior número de registos de patentes nos Estados Unidos, aumentando ainda em cerca de 5% o número alcançado em 2011, de acordo com so dados revelados pelo IFI CLAIMS Patent Services.



É o vigésimo ano consecutivo que a Big Blue assume a primeira posição deste ranking, ultrapassando o número combinado de patentes de algumas das mais relevantes empresas de tecnologia do mercado, como a Accenture, Amazon, Apple, EMC, HP, Intel, Oracle/SUN e Symantec, que no seu conjunto ficam abaixo da empresa em matéria de invenções patenteadas.



Entre 1993 e 2012 os investigadores da IBM registaram 67 mil patentes só nos Estados Unidos. Ao longo do ano passado a empresa garantiu 6.478 novas patentes em áreas tão diversas como a analítica, Big Data, cibersegurança, cloud, mobile, social networking ou ambientes de software, como detalha a própria IBM, que acrescenta à mesma lista soluções na área do retalho, da banca, saúde ou transportes.



A IBM conta com oito mil colaboradores num total de 36 países. Cerca de 30% das tecnologias patenteadas pela empresa no ano passado foram desenvolvidas com o contributo de colaboradores residentes fora dos EUA.



Na lista de empresas que registaram maior número de patentes em 2012 está também a Samsung, que ocupa a segunda posição com 5.081 patentes registadas em 2012. A Canon, a Sony e a Panasonic fecham o top 5.



A Microsoft surge na 6ª posição, com 2.613 patentes registadas, seguida da Toshiba. Fecha a tabela das 10 empresas com maior número de patentes registadas nos Estados Unidos outra tecnológica, a LG. As empresas de tecnologia garantem aliás oito das 10 primeiras posições desta tabela.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico