A IBM pode estar interessada em adquirir uma parte da RIM, avança a Bloomberg. Num artigo publicado hoje, afirma que a gigante da informática fez uma "abordagem informal" para uma eventual aquisição do negócio de serviços destinados a empresas.

A agência financeira cita "duas fontes com conhecimento da situação", que não quiseram ser identificadas por se tratar de um assunto confidencial.

Aquela divisão da RIM tem a seu cargo uma rede de servidores seguros usados para dar suporte aos dispositivos BlackBerry que terá despertado o interesse da empresa norte-americana.

Até à data, mais nenhuma empresa terá demonstrado interesse em comprar a totalidade ou parte do negócio da fabricante de telemóveis canadiana, não estando quaisquer negociações em curso, afirmou.

A empresa estará mais inclinada para esperar pelo lançamento da próxima geração de telefones (BlackBerry 10), agendada para o início de 2013, e não deverá tomar qualquer decisão sobre eventuais alienações antes disso, garantiu a mesma fonte.

Um porta-voz da IBM, contactado pela agência, afirmou que a empresa não fazia comentários sobre rumores ou especulações. A mesma posição foi assumida pela RIM.

Os rumores sobre eventuais negócios e estratégias em redor da fabricante do BlackBerry têm-se sucedido nos últimos dias. Ainda ontem a Samsung vinha a público esclarecer que não estava interessada em lançar telefones com o sistema operativo da RIM.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes