A International Business Machines (IBM) vai comprar a SPSS Inc por 1,2 mil milhões de dólares, o que corresponde a cerca de 845 milhões de euros.

A SPSS é uma empresa sediada em Chicago, EUA, que fornece software e serviços de análise estatística. As empresas recorrem a este tipo de serviços para analisar tendências e prever alterações nos padrões de consumo, o que é importante para controlar custos e optimizar a gestão dos seus recursos.

A Big Blue admite que esta aquisição alargar a sua oferta de software de informação a pedido (Information on Demand) e soluções de análise de dados.

A transacção será feita em dinheiro. Os accionistas da SPSS vão receber 50 dólares por cada acção (35 euros), o que lhes confere um prémio de 42 por cento relativamente à última cotação em bolsa dos títulos: 35,09 dólares (27,74 euros).

A proposta de aquisição espera agora aprovação por parte dos accionistas da SPSS e o negócio deverá ser fechado ainda no segundo semestre deste ano.

A SPSS é representada em Portugal pela PSE, contando com mais de mil clientes no nosso país e tendo apresentado um volume de negócios de 2,1 milhões de euros no ano transacto. Os números devem-se principalmente a vendas de produtos "in the box", prontos a serem instalados pelos próprios utilizadores.

A estratégia actual da empresa passa por inverter esta tendência e expandir a sua actuação ao nível da prestação de serviços de business intelegence, data warehouse e análise predictiva, disse ao TeK o responsável pela comunicação da PSE.


Para além deste acordo, a IBM anunciou ter finalizado a compra Ounce Labs Inc, que é especializada em software para ajudar as empresas a reduzir riscos e custos na área da segurança, mas os termos do negócio não foram revelados.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre a presença das soluções da SPSS no mercado português.
Foi corrigida uma gralha.