Os investigadores da IBM registaram em 2011 um número recorde de 6.180 patentes, de acordo com números hoje disponibilizados pela empresa. Em 2010 tinha registado 5.896.




Há 19 anos na liderança do top das empresas que nos Estados Unidos registam anualmente um maior número de patentes, a IBM posiciona-se nesta edição 2011 do ranking quatro vezes acima da concorrente HP em número de patentes registadas e seis vezes acima da Oracle.



Mas não é nenhuma das duas concorrentes a ocupar o segundo lugar da lista de empresas que maior número de patentes registou nos Estados Unidos durante o ano passado. O lugar cabe à Samsung com 4.895 patentes registadas no país em 2011. Segue-se a Canon, com 2.822 patentes, e a Panasonic com 2.560 patentes. O top 5 fecha com a Toshiba, que registou 2.484 patentes nos Estados Unidos em 2011.



Curiosamente, os números mostram assim que, embora seja uma empresa americana a registar maior número de inventos em 2011 naquele país, os quatro lugares seguintes da tabela são ocupados por empresas estrangeiras.



Só na 6ª posição do ranking volta a ver-se uma empresa norte-americana, que é a Microsoft, com 2.312 patentes registadas. Até à 10ª posição regressa o domínio asiático.



Entre as patentes registadas pela IBM em 2011 estão inovações na área da banca, retalho,
saúde, transportes e outros setores. "Estas invenções patenteadas também abrangem uma ampla gama de tecnologias de computação desenhadas para apoiar uma nova geração de sistemas mais cognitivos, mais inteligentes e com mais capacidade de análise", acrescenta a empresa na nota de imprensa.



Como detalha a IBM, as patentes registadas pela companhia em 2011 resultaram do trabalho de 8 mil funcionários, residentes em 46 Estados norte-americanos e em 36 países. A empresa também informa que os seus investigadores fora dos Estados Unidos colaboraram com os investigadores da companhia no seu país de origem em 26% das patentes registadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira