A IBM anunciou esta segunda-feira de manhã que alcançou um acordo com a Software AG para a aquisição de duas plataformas de serviços de infraestruturas na cloud da empresa, por 2,13 mil milhões de euros. O negócio alinhado com a Silver Lake, o fundo que detém a maioria do capital da alemã Software AG, visa a aquisição da StreamSets e da webMethods.

“À medida que as organizações continuam a acelerar a sua transformação digital, as soluções de integração de aplicações e dados tornam-se elementos críticos para a modernização de aplicações e para a implementação eficaz de IA em toda a empresa”, refere o comunicado divulgado pela IBM.

A multinacional norte-americana admite que a StreamSets e a webMethods estão entre as tecnologias líderes do mercado na integração de aplicações, gestão de APIs e integração de dados, posição que justifica o negócio que, acrescenta ainda a empresa, volta a confirmar o seu “profundo foco e investimento” em inteligência artificial e cloud híbrida.

A IBM planeia usar a StreamSets para trazer mais recursos de injeção de dados para a sua plataforma de dados e IA, o Watsonx, enquanto a WebMethods vai reforçar as ferramentas de integração e gestão de APIs dos clientes e parceiros IBM, em ambientes híbridos de cloud.

As duas plataformas que a IBM vai adquirir à Software AG somam mais de 1.500 clientes. Os seus recursos passarão a estar disponíveis para os clientes da IBM nos 175 países onde a empresa oferece serviços.

As previsões da IDC indicam que o mercado mundial de software de integração valha mais de 18 mil milhões de dólares em 2027, devendo crescer a uma taxa média anual de 16,1% até lá, recorda a própria IBM na nota de imprensa que divulga o negócio.

A aquisição fica agora sujeita a aprovação regulatória, bem como a um conjunto de procedimentos internos, embora o acordo agora assinado seja já definitivo. Espera-se que esteja concluída no segundo trimestre do próximo ano.