Em 2020, a IBM registou 9.130 patentes nos EUA em 2020, o máximo de qualquer empresa, marcando 28 anos consecutivos de liderança da IBM no registo de patentes. No pódio ficou ainda a Microsoft e a Apple. De acordo com os novos dados, a empresa norte-americana liderou a indústria no número de patentes concedidas em inteligência artificial (IA), cloud, computação quântica e segurança.

Foi na área da cloud e cloud híbrida que a IBM mais registou patentes, com o valor a ultrapassar os 3.000. Os investigadores da IBM desenvolveram, por exemplo, uma tecnologia para automatizar esta categorização de processamento de dados, que oferece o potencial de reduzir a latência em implementações de cloud híbrida.

Em segundo lugar surge a área da IA, com 2.300 patentes que vão desde tecnologias para tornar os chatbots mais reativos às emoções ao falar com os clientes; até IA que pode ajudar as pessoas a tomarem decisões difíceis, ao resumir os principais pontos de decisão de uma variedade de fontes de informação.

Na área da segurança, os investigadores da IBM registaram mais de 1.400 patentes. Uma dessas patentes é utilizada para encriptação totalmente homomórfica, um método que a IBM define como pioneiro em realizar computação em dados que permanecem encriptados enquanto maximiza a sua segurança. A empresa também liderou na área da computação quântica, com uma das patentes a simplificar o mapeamento da simulação molecular. 

IBM divide-se em duas empresas: uma focada na infraestrutura TI e outra nos serviços de cloud e IA
IBM divide-se em duas empresas: uma focada na infraestrutura TI e outra nos serviços de cloud e IA
Ver artigo

Em comunicado, Dario Gil, Senior Vice President and Director of IBM Research, fala num ano positivo. “2020 foi mais um ano de inovações excecionais para a IBM, graças aos nossos investigadores em todo o mundo que se dedicam a ultrapassar as fronteiras do conhecimento, nos seus respetivos campos, todos os dias", afirma.

As patentes da IBM foram concedidas a mais de 9.000 investigadores, localizados em 46 estados dos EUA e 54 países. Desde 1920, a empresa registou mais de 150.000 patentes nos EUA e desempenhou um papel crucial em inovações que vão desde o armazenamento magnético até à cirurgia ocular a laser.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.