O clima económico que se faz sentir vai acelerar a transformação que o sector das tecnologias da informação e da comunicação tem vindo a sofrer nos últimos anos. Esta é a mensagem deixada pela IDC num relatório recente, onde a consultora avança 10 previsões para o próximo ano.

Organizadas tendo em conta a crise financeira sentida em todo o mundo, as previsões da IDC apontam para uma forte recessão global e uma transformação radical da indústria das TIC.

A consultora prevê que o crescimento global do sector das tecnologias caia para metade, o que colocará em risco os fornecedores que não se reposicionarem em segmentos menos afectados pela crise, avisa. O outsourcing de tecnologias de informação poderá ser um dos segmentos com maior potencial de evolução para os próximos anos em Portugal, referia a IDC num estudo recente.

As economias emergentes e o mercado das PME também sofrerão com o abrandamento, embora mantendo crescimentos acima da média do mercado.

A migração da indústria das TI para o cloud computing e outros modelos de prestação de serviços online ira acelerar-se na opinião da IDC, essencialmente devido aos custos mais baixos.

Para o próximo ano prevê-se também uma aceleração da migração dos consumidores para o comércio online, assim como da dissolução da fronteira entre soluções tecnológicas empresariais e soluções pessoais, com a ascensão da web social, criando novas oportunidades de domínio sobre o sector.

Já os dispositivos móveis terão um ano "terrível" com quebras de volume de vendas e compressão das margens, apesar do segmento de smartphones e mini-portáteis continuarem a apresentar crescimentos na casa dos dois dígitos, refere a IDC.

A indústria das telecomunicações, por sua vez, irá expandir-se e consolidar-se "face à necessidade de atingir novas economias de escala, de entrar nos mercados emergentes e de desenvolver novos serviços de valor acrescentado".

Na opinião da IDC, as chamadas "tecnologias verdes" ocuparão lugar de destaque entre a vaga de soluções que prometem cortar custos de forma sustentada a médio prazo.

O conjunto de 10 previsões da consultora para 2009 dá igualmente destaque aos investimentos governamentais em tecnologias de informação, nomeadamente com iniciativas focadas na recuperação económica, energia, saúde e na melhoria da estabilidade e transparência dos mercados financeiros, que serão avultados.

O documento "IDC Predictions 2009: An Economic Pressure Cooker Will Accelerate the IT Industry Transformation" reúne informação gerada por cerca de 1.000 analistas em todo o mundo, que foi sintetizada, validada e convertida em 10 previsões que procuraram identificar as oportunidades de crescimento mais relevantes para o sector das tecnologias, explica a consultora num comunicado enviado à imprensa.