A principal feira de eletrónica de consumo na Europa tem vindo a perder algum do seu brilho e a edição de 2023 mostrou menos dinâmica do que é habitual na exposição de Berlim, como o SAPO TEK deu conta. Mas em 2024 a IFA assinala a 100 edição, depois da primeira exposição em 1924, e quer transformar a data numa oportunidade de maior projeção e num momento cultural que ultrapassa os limites da Messe de Berlim, onde se realiza a feira.

Recém chegado à liderança da IFA Berlin, Leif Lindner é o novo CEO e está a definir o projeto e a renovação da imagem da feira de eletrónica. Depois de ter deixado o cargo de vice presidente da eletrónica de consumo da Samsung Electronics Germany, o executivo tem planos para continuar a aliar o segmento de consumo da IFA à área empresarial, e negócio B2B, mas admite que a visão passa por uma transformação.

Questionado sobre a IFA já era uma feira envelhecida e ultrapassada, Leif Lindner admite que "é necessário criar um momento cultural para ser relevante" e que a IFA não pode ser só um evento de indústria, por isso quer criar novas dinâmicas e experiências em que os participantes possam "celebrar o futuro".

Mais participantes internacionais, mais marcas e uma conferência dedicada a temas relevantes, com mais qualidade, são alguns dos tópicos alinhados numa conferência de imprensa de apresentação do novo projeto, que decorreu hoje.

Para o novo CEO da IFA, "a combinação de B2B e B2C é uma marca IFA e faz de nós mais relevantes. Não somos só o gateway para Europa mas também um caminho para a Asia e USA", defende.

Com data marcada para 6 a 10 de setembro de 2024, um pouco mais tarde do que é habitual, a IFA 2024 deverá voltar a separar a área de componentes e exposição B2B, conhecida como Global Markets, que em 2023 tinha voltado aos terrenos da Messe de Berlim.

Para assinalar os 100 anos da IFA estão planeados 100 momento que a organização pretende que sejam distribuídos no tempo e espalhados pela cidade. Há várias ideias e diferentes níveis de integração, que foram mostrados na conferência mas ainda sem nenhum projeto concreto já pronto. "Queremos celebrar o momento dos 100 anos da IFA com parceiros e expositores que vão criar os momentos", afirmou.

"Será uma oportunidade única e é um novo capítulo da IFA. Vamos celebrar juntos", sublinhou Leif Lindner.

O SAPO TEK tem acompanhado as últimas edições da IFA e em 2023 voltou a percorrer a feira à procura das novidades e gadgets mais relevantes. Veja aqui o especial dedicado à IFA 2023 e a galeria de imagens.