A Samsung tem receio de que o novo julgamento com a Apple seja uma oportunidade para a tecnológica norte-americana conseguir uma indemnização que pode até ser superior à multa de mil milhões de dólares aplicada no veredito inicial estabelecido em agosto de 2012.

Num documento enviado ao tribunal da Califórnia a Samsung chama atenção para o facto de a Apple "poder pedir uma indemnização superior no novo julgamento sobre os 14 equipamentos analisados".

Em causa estão 14 dispositivos móveis da Samsung que violam várias propriedades intelectuais registadas pela marca da maçã mas cujo valor dos danos causados por tal ilegalidade foi mal calculado. A juíza Lucy Koh reduziu o valor da multa em 40% no início de março e referiu que seria necessário um novo julgamento com um novo júri para definir os novos valores da multa.

Esses valores tanto podem ser superiores aos 600 milhões de dólares agora definidos, como podem ser superiores aos mil milhões originalmente atribuídos. Ou seja, existem 450 milhões de dólares que estão em suspenso e que podem ser parcialmente eliminados, totalmente eliminados ou até revistos em alta. O valor então definido será acumulado aos 600 milhões de dólares agora definidos.

O documento enviado pela Samsung na passada sexta-feira, 29 de março, comprova um ponto de vista já defendido pelo FOSS Patents - um blogue especializado em casos de litigação de patentes - que havia alertado para o facto de o valor não ser definitivo e poder sofrer alterações que podem ser a favor de qualquer uma das partes envolvidas no processo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico