Pela primeira vez após o colapso de parte do sector Internet, a indústria norte-americana ligada à área das tecnologias apresentou um crescimento saudável, indica a administração Bush num relatório relativo a 2002 sobre a economia digital, tornado ontem público.



No relatório, o governo norte-americano sugere um crescimento moderado entre as empresas de TIs e afirma que os investimentos na área das tecnologias contribuem para fazer crescer outras áreas. "As fábricas com redes informáticas, por exemplo, são mais produtivas do que aquelas que não as têm, mesmo tendo outros factores em consideração", garante a administração Bush.



Porém, da análise salienta-se igualmente que o emprego nas tecnologias tem recuperado de forma muito lenta, quando o número de trabalhadores neste sector diminuiu 11,2 por cento desde 2000 para os 4,8 milhões de trabalhadores, comparativamente à queda de dois por cento nas indústrias privadas.



Os ganhos anuais em termos de ordenado entre os empregados na área das tecnologias passaram em 2002 para os 67,440 dólares, numa queda de 1,3 por cento, dos 68,330 dólares registados no ano anterior.



Para a administração Bush, as fabricantes de computadores e de processadores estão recuperar das grandes perdas dos dois últimos anos, mas empresas que produzem equipamentos de comunicação continuem a ter problemas.



O relatório mostra ainda que as vendas das empresas de tecnologia norte-americanas e as suas filiais além fronteiras alcançaram o bilião de dólares em 2002, apesar de um deficit comercial estrangeiro recorde, uma combinação justificada segundo o governo daquele país pela utilização de produção offshore.



"As tecnologias estão de volta", considera Harris Miller, responsável pela Information Technology Association of America, em declarações à Associated Press. "Não para os níveis anteriores à bolha, mas o investimento em tecnologias retornou, claramente, de uma forma considerável".



Notícias Relacionadas:

2003-10-21 - Gartner prevê que investimentos em tecnologia voltem a crescer em 2004

2003-05-09 - Empresas tecnológicas europeias acreditam que recuperação pode começar no final de 2003

2003-03-21 - Recuperação na indústria de tecnologias ameaçada pela guerra no Iraque