A Inforlândia em consórcio com a empresa cabo verdiana Soproinf, venceu o concurso público do programa Mundu Novu, garantindo o fornecimento de 800 computadores e 500 projectores para equipar escolas daquele país africano.



Em comunicado, explica-se que a iniciativa vai abranger 29 escolas piloto - 18 secundárias e 11 primárias, num total de 502 salas de aula e nove mil alunos e professores envolvidos. Estas escolas vão receber kits tecnológicos.



Os 800 computadores que serão fornecidos pela Inforlândia e pela Soproinf são uma pequena parte das 150 mil unidades que o governo cabo verdiano conta distribuir por professores e alunos no âmbito do programa Mundu Novu, durante os próximos três anos.

[caption]Gota d'Agua[/caption]

Os equipamentos que serão fornecidos a Cabo Verde, marcados pela insígnia Gota d'Água (oficial do programa) são fabricados com um design colorido e resistência mecânica, para assegurar segurança e uma identificação fácil com o programa a que estão ligados.



Estão cobertos pelo projecto 3 por cento das escolas do ensino básico e cerca de metade das escolas de ensino secundário.



Cada uma das 502 salas de aula visadas pelo programa será equipada com um computador portátil Gota D'água, um projector multimédia e respectiva tela e um par de colunas multimédia. Cada escola terá ainda um laboratório equipado com 20 computadores e quadro interactivo.



Na nota de imprensa a Inforlândia indica que pode vir a assegurar a distribuição dos portáteis também para outras geografias. A possibilidade está "em fase de avaliação de decisão em diversos outros países que olham para Portugal e Cabo Verde como referências de sucesso na educação baseada em novas tecnologias", garante a Inforlândia.



De sublinhar que a Inforlândia é uma das empresas integrantes do ACE e-xample, uma iniciativa que junta mais de 40 empresas portuguesas no objectivo de internacionalizar uma oferta tecnológica ligada à educação.