Entre 14 de Julho e 31 de Janeiro foram criadas 2.827 "Empresas na Hora", número que já representa 21 por cento das sociedades comerciais criadas em Portugal desde 2005, segundo dados avançados recentemente pelo ministro da Justiça, Alberto Costa.



Numa apresentação pública sobre as medidas governamentais "Empresa na Hora", "O Documento Único Automóvel" e "As publicações on-line dos actos das empresas", responsáveis do Ministério da Justiça garantiram ainda que Portugal passou a ser o Estado europeu onde é mais rápido constituir uma empresa.



Além da rapidez, o Ministério da Justiça aponta igualmente ao sistema "Empresa na Hora" outras vantagens como a facilidade, a segurança e o baixo custo do processo.



Lançado no passado mês de Junho, o serviço já existe em 25 postos de atendimento e no final de Fevereiro estará disponível em 30 postos, abrangendo todos os distritos de Portugal continental.



Já no âmbito da iniciativa "Documento Único Automóvel", o Ministério da Justiça revelou que em cerca de três meses já foram emitidos mais de meio milhão de certificados de matrícula.



Desde que, a partir de 1 de Janeiro, foram disponibilizadas as "Publicações on-line dos actos das empresas", permitindo que as empresas deixem de publicar os actos relativos à sua vida no Diário da República e o façam num site do Ministério da Justiça, de forma rápida e barata, foram publicados 13.277 actos, levando as empresas a poupar 15 a 17 milhões de euros, segundo contas do MInistério.



"São boas notícias para as empresas que têm de suportar menos burocracia, têm de praticar menos actos, não precisam de fazer tantas deslocações às Conservatórias e aos Tribunais, podendo assim dedicar-se mais intensamente às tarefas que o crescimento económico impõe", disse Alberto Costa aos jornalistas.



Notícias Relacionadas:

2005-07-14 - Empresas tecnológicas beneficiadas no novo regime de constituição de sociedades

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.