A União Europeia vai financiar em três milhões de euros a promoção do uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em países em vias de desenvolvimento, através de um conjunto de iniciativas, anunciou recentemente a Comissão Europeia (CE).



Numa comunicação denominada "The role of ICTs in EC development policy", a Comissão defende que a promoção das TIC nos países em vias de desenvolvimento não é uma prioridade em si própria, mas deverá ser considerada como uma ferramenta dentro da estratégia de desenvolvimento geral.



Dirigida pelo EuropeAid Cooperation Office, a iniciativa pretende assim integrar os países em vias de desenvolvimento na economia global, especificamente através de projectos piloto em áreas como a promoção do desenvolvimento de políticas em TIC ou reforma regulatória; de incentivo à participação no comércio electrónico e ao desenvolvimento do e-government, com destaque para o desenvolvimento de conteúdos locais e linguagens indígenas, etc.



Espera-se assim que tais medidas possam ajudar à promoção da consciencialização de políticos para que estes aspirem a uma economia baseada no conhecimento, refere a CE. As medidas também pretendem auxiliar estes países a estabelecer quadros legais para facilitar o desenvolvimento de sociedades da informação compatíveis com os acordos internacionais, acrescenta.



O impacto dos projectos piloto será contabilizado através de várias formas, como a medição dos níveis de tráfego de telecomunicações e Internet, da consciencialização e utilização das TIC, observação do número de estratégias e medidas criadas na área das tecnologias e pelo interesse mostrado pelo sector tecnológico privado e pela sociedade civil.



Notícias Relacionadas:

2002-01-24 - Comissão Europeia quer utilizar TIC na luta contra a pobreza

2001-11-23 - Nações Unidas apostam nas novas tecnologias para combater pobreza