A ANETIE está a realizar um estudo que articula empresas e entidades de ensino e formação, com vista a determinar quais as competências a desenvolver para a formação de profissionais na área das Tecnologias de Informação.
Segundo comunicado à imprensa, um dos grandes temas de debate dentro da ANETIE é a gestão de recursos humanos e mais especificamente a adequação da formação, superior ou técnica, dos profissionais das Tecnologias de Informação face às necessidades do mercado. Este ponto em particular tem merecido investigação por parte da associação, tendo revelado desajustes críticos que prejudicam empresas e estudantes.
A coordenação entre as necessidades das empresas e a formação dos estudantes é essencial para a competitividade dos negócios, bem como para a valorização dos profissionais, diz a ANETIE. Com o objectivo de influenciar o actual quadro, adequando cada vez mais os conteúdos leccionados às exigências do mercado, a associação criou um grupo de trabalho para dar informação de retorno, das empresas para os estabelecimentos de ensino e sociedade em geral.
No âmbito da actividade desse grupo de trabalho surge agora um inquérito dirigido ao maior número possível de empresas e visando criar um quadro geral das prioridades do negócio em relação às competências. O resultado deste estudo será integrado num relatório mais abrangente e que a ANETIE quer divulgar junto das instituições de ensino e demais organismos de formação.
Notícias Relacionadas:
2007-06-25 - ANETIE volta a premiar empresas de tecnologias
2007-02-21 - ANETIE faz balanço positivo do Simplex 2006 e suspende Observatório
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários