A Intel vai comprar a unidade de chips destinados a telefones móveis da alemã Infineon, por 1,4 mil milhões de dólares em dinheiro (cerca de 1,1 mil milhões de euros), anunciaram as fabricantes esta segunda-feira.

O negócio está ainda sujeito a aprovação dos reguladores, devendo ser concluído durante o primeiro trimestre de 2011, disseram as empresas.

A aquisição da divisão Wireless Solutions Business (WSL) da fabricante de chips alemã traz à Intel a possibilidade de reforçar a sua oferta de produtos destinados a dispositivos com ligações sem fios à Internet, desde o Wi-Fi e 3G aos (mais modernos) WiMAX ou LTE - numa altura em que esta vê crescer, a nível mundial, a procura de soluções wireless, afirma o CEO, Paul Otellini.

Depois de concretizada a transacção, a WLS irá funcionar como um negócio independente da Intel, adiantaram os responsáveis. A tenologia será usada no fabrico dos processadores da marca destinados a equipamentos como portáteis, smartphones, netbooks ou tablets.

Para a Infineon Technologies AG, a alienação desta unidade de negócio vai permitir à empresa concentrar todos os esforços no seu negócio principal: o fornecimento de chips para o sector dos transportes e da segurança.