Em período de apresentação de resultados financeiros, a Intel anunciou ontem as suas contas relativas ao último trimestre de 2003, superando as expectativas do mercado com uma duplicação dos lucros e um volume de facturação acima dos outros períodos do ano. Ainda assim o mercado de capitais não reagiu favoravelmente à apresentação de contas da gigante de semicondutores, principalmente pela previsão de que o primeiro trimestre de 2004 resultará em vendas abaixo do período homólogo do ano passado.



As receitas totais para o último trimestre de 2003 elevaram-se a 8,74 mil milhões de dólares, numa subida de 12 por cento em relação ao período anterior e de 22 por cento quando comparado com o trimestre homólogo de 2002. Este volume de vendas ultrapassou o anterior recorde de receitas, que tinha sido atingido no terceiro trimestre de 2000 com 8,73 mil milhões de dólares, indica a empresa em comunicado.



Também os lucros se situaram acima do esperado, com os resultados líquidos a elevarem-se a 2,2 mil milhões de dólares, uma subida de 31 por cento em relação ao trimestre anterior e de 107 por cento quando comparados com o último trimestre de 2002.




Craig R. Barrett, CEO da Intel, afirma em comunicado que o ano revelou um fortalecimento crescente da empresa nos mercados emergentes, adicionado a um crescimento da procura nos mercados tradicionais, o que justifica o crescimento das receitas e a ultrapassagem dos recordes estabelecidos.




Para 2004 a empresa vai focar-se em atingir crescimentos de dois dígitos através da liderança tecnológica e da expansão do mercado global, garantiu ainda Craig R. Barrett. A continuação da aposta no mercado de comunicações para os lares e na tecnologia de 90 nonómetros faz também parte da estratégia para o próximo ano.



Porém, em termos de receitas as expectativas não são as melhores. A Intel estima que o primeiro trimestre do ano as vendas se situem entre 7,9 e 8,5 mil milhões de dólares, o que motivou algum desânimo do mercado e até uma quebra do valor da acções logo após a divulgação dos resultados financeiros da empresa.

Notícias Relacionadas:

2003-07-16 - Resultados da Intel voltam a superar previsões